Panorama do Mercado de Moda Pós Pandemia

Como a pandemia está influenciando o futuro das vendas do varejo de moda

A pandemia da Covid 19 fez de 2020 um ano difícil para todos. Para evitar a propagação do vírus, medidas de isolamento social impactaram os setores da economia de maneiras distintas. E para a indústria da moda os desafios não foram sutis, os prejuízos das lojas fechadas e da crise que veio junto com a pandemia fez despencar o faturamento do setor em até 90%.

O mercado da moda precisou atender repentinamente às novas demandas dos consumidores e o futuro digital desse setor, que até o momento estava tímido, foi subitamente forçado a desafiar essa transição e fazer uma migração em massa para o mercado online. Desse modo, os consumidores do mundo inteiro tiveram a oportunidade de assistir às semanas de moda de 2020 e os lançamentos de novas coleções em tempo real via livestream. Com certeza esse foi um grande avanço para evolução tecnológica do setor. Entretanto, os desafios do setor da moda para atender esse novo consumidor vão além das transformações digitais e tocam em áreas mais sensíveis como as responsabilidades socioambientais. 

  1. Prada 2. Bottega Veneta 3. Brandon Maxwell – SPRING 2021 READY-TO-WEAR
  1. Vestido Midi Skazi Animal Print PretoCOMPRAR
  2. Body Camisa NXT LVL VerdeCOMPRAR
  3. Saia Midi Skazi Ilhós Prata PretoCOMPRAR
  4. Vestido Midi Skazi Animal Print Neon Amarelo COMPRAR

O novo consumidor quer saber onde e como a sua roupa foi produzida, como ela é vendida, e quais sãos os valores e princípios das marcas que alimentam um dos setores mais lucrativos e poluentes do mundo. Estas demandas se intensificaram no último ano devido a percepção da necessidade de coletividade não só nas áreas ambientais e da saúde, mas também nas dos pequenos produtores e comerciantes locais, pois a continuidade econômica dessas pequenas instituições estavam ameaçadas e logo as hashtags #apoieumcomerciolocal e #apoieumpequenoprodutor viralizou nas redes sociais. Desta forma, o mercado local se posiciona como uma oportunidade estratégica para manter o relacionamento com o consumidor e oferecer atendimentos mais personalizados e ações que envolvam e beneficiam a essa comunidade. 

  1. Miu Miu 2. Prada 3. Celine – SPRING 2021 READY-TO-WEAR
  1. Vestido Midi Iorane Justo Cetim RosêCOMPRAR
  2. Vestido Curto Iorane Cetim Decote Quadrado Off WhiteCOMPRAR
  3. Calça Pantalona Iorane Xadrez Off WhiteCOMPRAR
  4. Vestido Midi Iorane Tricô Listrado Off White e VermelhoCOMPRAR

Conforme a sociedade vá sendo vacinada contra o covid 19, a tendência é que as lojas voltem com as suas operações físicas de atendimento ao cliente, todavia até este momento, com projeções de faturamento menor que a dos anos anteriores à 2020 devido a crise econômica que ainda estará em recuperação.

O que é certo é que as marcas terão que desenhar processos otimizados para amarrar muito bem as operações físicas e digitais para conseguir atender o consumidor omnichannel tomando todo cuidado com as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social para não perderem mercado, além de manter o drive nos investimentos em tecnologia e inovação.

  1. Fendi 2. Raf Simmons 3. Lanvin – SPRING 2021 READY-TO-WEAR
  1. Vestido Midi Iorane Camadas Cetim Off WhiteCOMPRAR
  2. Saia Midi Iorane Evasê Cetim RosêCOMPRAR
  3. Calça Jogger Iorane Animal Print NudeCOMPRAR
  4. Camisa Manga Longa Iorane Animal Print VerdeCOMPRAR

As crises são catalisadoras da inovação e aqueles que ficam inertes aos padrões do passado, não conseguem superá-la. Em um momento como o atual, as transformações são dinâmicas e praticamente instantâneas. A moda e o comportamento social também mudam, não entender isso pode ser letal.

Continue nos acompanhando para saber mais à respeito do mercado de moda. Há cada quinzena, um post novo para você!

louaneb

Deixe uma resposta