Você Conhece a História da Black Friday?

A Black Friday no Brasil se tornou um dos maiores eventos promocionais e já se tornou uma das datas mais aguardadas do ano tanto por lojistas quanto por consumidores. Mas você conhece a história da Black Friday? Sabia que o termo Black Friday, sexta-feira negra na tradução literal do termo, surgiu após uma fracassada opasta no mercado de ouro nos Estados Unidos? No mínimo curioso, não?! Vem saber essa e outras curiosidades que rodeam a nossa tão aguardada Black Friday!


Touro de wall street

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos lá na década de 60. Entretanto, foi nos anos 2000 que o movimento ganhou mais força e também começou a se espalhar pelo mundo. 

Historicamente, a data acontece sempre após o dia de Ação de Graças, uma data importante na cultura americana, e é sempre na última sexta-feira de novembro.

Em solo brasileiro, a primeira Black Friday ocorreu apenas em 2010 e desde então tem sido uma história de verdadeiro sucesso!

O termo Black Friday surgiu após uma aposta arriscada, onde dois especuladores no Wall Street compraram uma grande quantidade de ouro esperando que o valor subisse para ganhar dinheiro com a venda.

No entanto, devido a tentativa de manipulação do mercado, o governo americano decidiu interferir aumentando a oferta de ouro do mercado, desta forma o preço do ouro caiu muito e levou muitos investidores à falência. Daí, o termo foi usado para se referir à crise daquela sexta-feira de setembro, em1869.

Mais tarde, na Filadéfia, o termo Black Friday também foi usado por policiais referindo-se ao caos que era o dia pós feriado, pois a cidade ficava lotada e os serviços sobrecarregados.

Na tentativa de aproveitar o movimento nas cidades e alavancar as vendas no período pré compras de final de ano os lojistas usavam estratégias promocionais que deram tão certo que os consumidores já esperavam a data para comprar com os preços mais baixos.


Black Friday no Brasil

Black Friday No Brasil

A Black Friday no
Brasil tornou-se uma verdadeira febre entre os consumidores, empresas e
fornecedores fazendo com que a data seja uma das mais importantes no calendário
comercial.

A prática é uma oportunidade para queima de estoques e consequentemente é uma data recorde em vendas. Muitos brasileiros esperam as promoções que podem chegar até 90% de desconto para realizarem compras de oportunidades e de final de ano.

Praticamente todos os setores de produtos e serviços aderiram ao caledário e é possível comprar desde experiências com viagens, gastronomicas, assinaturas, cursos e outros com excelentes descontos. Os mais famosos são as vendas de eletrônicos e passagens aérias.

Oficialmente a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, entretanto cada vez mais o mercado brasileiro antecipa esse evento e promove uma espécie de Black November, ou seja, promoção o mês inteiro.

Muitas empresas usam a estratégia de descontos progessivos que vão aumentando até o dia da Black Friday, e essa prática tem por consequência o aumento das vendas mas também o aquecimento da concorrência. Quem mais se beneficia dessas ofertas é o consumidor que pode começar as suas compras com mais tempo e tranquilidade

Quer saber como não errar nas suas compras?

Clique aqui https://modear.blog/2020/10/23/5-dicas-para-suas-compras-na-black-friday/ e confira 5 preciosas dicas que reunimos para você e que irão te ajudar a aproveitar a melhor data do ano para compras 😉



Mayanne Saraiva

Deixe uma resposta